Sessão Especial celebrará 50 anos da Associação São Thomaz de Cantuária
A Câmara de Camaçari realizará, na quarta-feira (1º/09), Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC). A atividade foi solicitada pelo vereador Tagner (PT) e acontecerá a partir das 9h, com acesso restrito ao plenário, atendendo às medidas sanitárias adotadas em combate à Covid-19.
A Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária foi fundada em 27 de junho de 1971, com o objetivo de dar assistência aos irmãos carentes, principalmente os idosos e doentes. Tendo seu estatuto aprovado em 1972, passou a coordenar, desenvolver e incentivar as atividades nas áreas de assistência, saúde e promoção humana da Paróquia São Thomaz de Cantuária.
Em 1973, foi considerada Entidade de Utilidade Pública e com a chegada da Diocese, sob orientação do Bispo Dom Petrini, a ABSTC deixa de ser uma associação paroquial e passa a ser diocesana. “Nesses 50 anos de caminhada, a ABSTC prestou relevantes serviços à comunidade. Distribuiu alimentos, cestas básicas, e remédios. Ofereceu vários cursos de formação como: corte e costura, culinária, manicure, datilografia, encanador e outros”, lembrou o vereador Tagner.
Ela também citou que foi a Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária que criou a primeira escola noturna para alfabetização de adultos da cidade de Camaçari, mantendo por muitos anos a Escola Paroquial Noturna, com o ensino fundamental da alfabetização ao 5º ano, sendo na década de 70 a única escola pública noturna na sede do município. Atualmente, a ABSTC mantém uma creche, e o Projeto Arte de Viver, que é um trabalho voltado para os idosos.
Entre os convidados esperados estão o bispo da Diocese da Camaçari, Dom Petrini, o pároco da Ascensão do Senhor, Padre Valmir Miranda, o presidente da ABSTC, Neriam Carvalho, a coordenadora da Creche Deus Menino, Adenildes Cardoso, dentre outros.