Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Sessão especial comemora 10 anos do Dia Municipal dos Desbravadores

Para celebrar os 10 anos do Dia Municipal dos Desbravadores, instituído em Camaçari no dia 10 de agosto de 2007, a Câmara realizou, na noite desta quarta-feira (30), uma sessão especial com o tema “O Desbravador e a Sociedade”, proposta pelo vereador Junior Borges (DEM).

A celebração, realizada pelo quinto ano consecutivo, é uma conquista da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem como principal representante no legislativo o vereador proponente da sessão. “Este é um momento especial pela importância que os desbravadores têm para Camaçari. Um trabalho relevante da Igreja Adventista”, declarou o vereador Junior Borges. “Cada desbravador trabalha com afinco e tem se dedicado de forma gratuita para orientar esses jovens, afastando-os da criminalidade e desenvolvendo neles um senso de responsabilidade e solidariedade”, informou o parlamentar.

O evento celebra a importância dos desbravadores para a sociedade e, como em todos os anos, presta homenagens aos seus mais ilustres representantes. Na sessão desta quarta, três pessoas receberam honrarias pelo reconhecimento do seu trabalho. Um dos homenageados foi o pastor Rosivaldo da Silva Santana, idealizador do Dia Municipal dos Desbravadores. “Fico feliz em poder contribuir para que esse dia tenha sido comemorado ao longo desses 10 anos. E Camaçari é privilegiada por ser a quarta cidade do Brasil a ter um dia municipal do desbravador”, informou.  “Ser desbravador é inexplicável, está no sangue. Não ‘estamos’ desbravadores, ‘somos’ desbravadores”, enfatizou o líder religioso. Também foram homenageados Igor Ribeiro, desbravador por mais tempo de serviço na sede de Camaçari; e a desbravadora Carmélia Franco, por mais tempo de serviço prestado na orla do município.

O pastor do distrito de Vila de Abrantes, Marcos Ciseski, explanou sobre o tema da sessão. “O Clube dos Desbravadores cria um muro de proteção contra todo tipo de vício, tira das ruas jovens em situação de vulnerabilidade. No Clube, eles são acolhidos, constroem boas amizades e influenciam outros jovens, criando uma sociedade mais solidária e justa”, disse.

Também estiveram presentes os vereadores Flávio Matos (DEM), Gilvan (PR), Jackson (PT) e Dentinho do Sindicato (PT).                                                          

Sobre os Desbravadores:

O Clube dos Desbravadores foi fundado em 1950, e possui mais de 2 milhões de integrantes no mundo e cerca de 95 mil clubes, distribuídos em mais de 160 países. Os jovens de diferentes classes sociais e raças se reúnem frequentemente para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e gosto pela natureza. Eles são incentivados a aprender diversas atividades, principalmente ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, escaladas e explorações de matas. É um importante meio de interação dos jovens e, através de disciplina, combatem o uso do fumo, álcool e drogas, além de participarem ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.