Setembro Amarelo: Estudantes participam de palestra na Câmara
Dando continuidade aos eventos referentes à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, a Câmara Municipal de Camaçari recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria. Para falar sobre o assunto, a Casa Legislativa contou com a participação de integrantes da Instituição Fixar Ideias, do Conselho Tutelar e da Força Jovem Universal (FJU).
“Suicídio não é um assunto recente, da atualidade. Podemos lembrar de uma história bíblica muito conhecida, sobre Judas que se enforcou por não aguentar a dor de ter traído a Jesus”, comentou Niágara Barbosa, do núcleo de psicologia da Fixar Ideias.
A pedagoga Leyse Diana, integrante da Instituição, falou sobre a identidade do jovem, o que ele é na sociedade, na família, na pátria onde está inserido, etc. Na ocasião, a profissional também explicou sobre o seu relacionamento com os colegas, companheiro e familiares. “A sua identidade vai muito além de como é a sua relação com seus pais, avós, sociedade”, citou. Leyse também apresentou dados estatísticos do posicionamento do Brasil em casos de suicídios. O país está na sexta posição no mundo quando o assunto é atentado contra a própria vida.
Ainda no evento, a conselheira tutelar Tamires Fernanda Vargas apresentou os três passos que antecedem o suicídio: tristeza profunda, automutilação e pensamento. “Antes da pessoa cometer o suicídio, ela tende a pensar nessa hipótese e, ao contrário do que muitos dizem, ela mostra sinais de que está pensando nisso”, disse.
O objetivo do encontro não foi apenas falar o que leva a pessoa a pensar e a cometer o ato, mas orientar também como podemos perceber os sinais que o outro apresenta quando está pensando em cometê-lo. E, principalmente, como ajudá-lo.
Durante o evento, alguns jovens da FJU deram depoimentos emocionantes sobre sua vida, tragédias ocorridas com eles que poderiam levá-los a cometer suicídio, como abuso sexual na infância, prostituição e uso de drogas. Porém, com a ajuda do grupo de apoio, conseguiram mudar o rumo da sua vida. Os jovens fazem parte do Projeto Help, que visa ajudar pessoas que estão passando pelos mesmos problemas.
Quem precisar de ajuda pode procurar o Conselho Tutelar, através dos telefones: (71) 3622-1030 / 99979-5634 (Plantão 24 Horas).