Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Síndrome da Visão do Computador atinge cerca de 80% dos trabalhadores

A síndrome da visão do computador (CVC) é definida pela Associação Americana de Optometria como a combinação de problemas oculares e visuais associados ao uso de computadores. Esses sintomas resultam na capacidade insuficiente visual individual em exercer tarefas no computador de forma confortável. Atualmente mias de 80% dos trabalhadores utilizam o computador como forma de trabalho em algum momento do dia.

Estudos tem demonstrado que entre 64-90% dos usuários de computador apresentam sintomas visuais incluindo fadiga ocular, dor de cabeça, desconforto ocular, olho seco, diplopia e visão borrada olhando de perto ou à distância após o uso prolongado do computador. Esses sintomas podem ser produzidos pela organização das estações no ambiente de trabalho, superfície úmida da córnea inadequada, anormalidades de visão de perto ou correção refrativa inapropriada. Os estudos apontam que a prevalência desses sintomas aumenta significativamente em pessoas que trabalham mais de 4 horas diáriaas em terminais de video.

Para diminuir o incômodo visual recomenda-se o uso de lágrimas artificiais (prescritas por oftalmologistas) sempre que houver a necessidade e diminuir o tempo de exposição ao computador. Uma dica é a cada vinte minutos de uso, parar vinte segundo olhando à distância visando diminuir o esforço da visão para perto e aliviando assim os sintomas.

Fonte: Jornal A Tarde