Sonho realizado: Camaçari garante funcionamento da Ufba ainda esse semestre

(27/03/2018)

Sonho realizado: Camaçari garante funcionamento da Ufba ainda esse semestre

Acordo assinado e um sonho realizado para o município. Depois de anos de espera, a Prefeitura de Camaçari, assinou na manhã desta terça-feira (27), um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), garantindo assim a instalação de um campus da universidade no município. Com a assinatura, a Prefeitura garante o funcionamento imediato da instituição no município, instalado de forma provisória na Cidade do Saber.

A solenidade que marca a decisão histórica teve a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho, do prefeito Antônio Elinaldo, do vice-prefeito José Tude, da secretaria de Educação Neurilene Martins e do reitor da UFBA, João Carlos Salles. Vereadores, secretários municipais e populares lotaram o teatro da Cidade do Saber para comemorar o acordo.

Nesse primeiro momento, o campus Camaçari vai oferecer 100 vagas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, as aulas devem acontecer ainda neste semestre, com previsão para o final de maio.

O vereador Gilvan Souza, comemorou a conquista e destaca a importância de Camaçari caminhar para se tornar também um polo universitário. “Todos os projetos que debatemos na Câmara e discutimos nas ruas, passa pela Educação. A mudança econômica, política e administrativa que tanto se propaga só começa quando garantimos os direitos básicos a população e a educação com seu papel transformador é a grande protagonista desse processo”, defende o vereador.

O funcionamento da UFBA na Cidade do Saber será temporário, até que a sede própria da universidade passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.