Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Trabalhadores celebram conquistas e apontam novos desafios durante Sessão

 

Celebrar conquistas e apontar novos rumos para a luta da classe trabalhadora. Este foi o foco da sessão especial em homenagem do Dia Mundial do Trabalhador, realizada nesta terça-feira (29/04), no plenário da Câmara.

O proponente da sessão, vereador Marcelino (PT), presidiu o evento e destacou a importância do debate para uma cidade operária como Camaçari. “Construímos a nossa história na luta, no debate e no enfrentamento. Por isso a importância das entidades que reúnem, representam e fortalecem a luta dos trabalhadores, colocando Camaçari como referência para o país”, pontuou.

Durante a sessão, diversos representantes de entidades sindicais fizeram uso da palavra, pontuando as conquistas e apontando novos desafios, como, por exemplo, o presidente do Sindicato dos Professores de Camaçari (SISPEC), José Freitas. Ele apontou a necessidade da elaboração de um projeto de lei que destine 10% do rendimento das empresas instaladas em Camaçari para a educação municipal.

Outras propostas também foram apresentadas, dentre elas a redução da jornada como forma de geração de mais postos de trabalho, maior atenção para as demandas das mulheres trabalhadoras e a necessidade de ações em combate aos acidentes de trabalho.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT/BA), Cedro Costa, a classe trabalhadora é a responsável pela reformulação do país nos últimos 30 anos. “Tudo que acontece de bom no Brasil é resultado da nossa luta. Lutamos pelo combate à inflação, pelo aumento dos salários, pelas Diretas Já, e outras tantas lutas. Em 2014, temos que decidir por continuar o nosso projeto que defende o aumento da renda e a inclusão social”, declarou.

Também fizeram uso da palavra o diretor do Sindicato dos Químicos, Maurício Jasem, que falou sobre o tema “Trabalho e Família”; o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Humberto Leite, o secretário geral do Sindmetropolitano, Gilmário Araújo; o diretor do Sindicatos dos Metalúrgicos, Marcelo Gonzaga; o representante da Central Sindical e Popular (CSP), José Weligton, conhecido como Índio; o coordenador regional da CTB, Everaldo Vieira; a diretora do SISPEC, Márcia Novaes, e o dirigente sindical Luiz Tavares.

Os vereadores também deixaram suas mensagens para os trabalhadores. Utilizaram a tribuna o presidente da Casa, Teo Ribeiro (PT), Sessé Abreu (), Elinaldo (DEM), Jackson (SDD), Professora Patrícia (PT), Oziel (PT), Elias Natan (PV) e Otaviano Maia (PT).