Unicef quer que todo Mercosul tenha políticas de esporte inclusivo até 2016
Garantir o direito ao esporte para todas as crianças, como previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, é o objetivo da iniciativa Vamos Jogar, apresentada nesta quarta-feira (2) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, que tem uma programação conjunta até 2016.
A coordenadora do Unicef no Rio, Luciana Phebo, diz que a iniciativa visa a enfatizar que o esporte também é um direito. “Poucas pessoas sabem que esporte é um direito, como é o direito à saúde, à educação, à proteção. O esporte é um direito, mas é também um direito que promove outros direitos”, argumentou. Ela explica que o objetivo do Vamos Jogar é mobilizar os gestores para avaliar a situação em cada cidade, para depois implementar as ações de inclusão por meio do esporte.
“É uma iniciativa de articulação política”, disse ela, para comprometer prefeituras, gestores públicos, secretários de esporte e educação, de modo a que implementem políticas públicas a favor do esporte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Defendemos o esporte educacional, que inclua meninos e meninas, ricos e pobres, crianças com deficiência, negros, brancos, indígenas; o esporte tem essa força, esse poder”, segundo Luciana.
Fonte: Agência Brasil