Vereador Vaninho da Rádio se reúne com Imbassahy em Guarajuba e pede ajuda para construção do Bagwall

Se não houver uma ação conjunta urgente, a belíssima praia de Guarajuba, localizada no litoral de Camaçari, estará com os dias contados. Ao longo dos últimos anos, o litoral baiano vem sofrendo com o avanço do mar, causando erosão, derrubando coqueiros, destruindo passeios públicos, inclusive casas.

A cidade de Camaçari é banhada com 42 km de orla marítima, com praias paradisíacas e uma beleza natural sem igual. Guarajuba, por exemplo, tem piscinas naturais, uma grande área de coral, mar calmo, propícia ao banho. Nos últimos anos, essa beleza tem sido “engolida” pelo mar. A situação é bastante preocupante, principalmente pelo que Guarajuba representa para o turismo do Brasil e do mundo, além do polo de emprego para as comunidades circunvizinhas.

Com pelo menos 3.200 casas espalhadas em dezenas de condomínios e loteamentos, Guarajuba garante a cidade de Camaçari uma boa fatia na arrecadação municipal.

Foi exatamente com este olhar, que o Vereador Vaninho da Rádio, (filho da região), procurou os comerciantes, empresários e condôminos, para buscar uma solução no que se refere à preservação da praia e a preservação de toda essa beleza.

Na manhã desta sexta-feira, 15/06 Vaninho trouxe para a mesa de debate um importante aliado, o deputado federal Antônio Imbassahy. O encontro aconteceu no Bar de Carlinhos, um dos mais antigos estabelecimentos da região, com mais de 40 anos de funcionamento. Logo que chegou à praia o deputado que estava acompanhado da sua esposa Márcia, ficou assustado com a enorme erosão provocada pelas mudanças climáticas.

Imbassahy teve acesso ao estudo inicial contido no relatório que deve nortear o projeto de contenção. Bastante otimista, colocou-se à disposição. “Vamos buscar o caminho da legalidade, precisamos de um projeto técnico, pois, só através deste será possível buscar o recurso da união para excursão da obra”. Bastante cauteloso, o parlamentar baiano ressaltou grandes possibilidades do financiamento federal.

No calor da conversa, com intuito de otimizar o encontro, o Vereador Vaninho fez contato com o Prefeito Elinaldo e pediu ao gestor ajuda para o custeio do Estudo de Viabilidade, para construção do Bagwall (Moderna técnica de contenção a degradação praiana). O documento será pago com recurso municipal, garantiu o prefeito ao tempo em que colocou a prefeitura à disposição. “Vamos adiantar toda a documentação necessária para garantir o financiamento e darmos início à construção”. Disse o chefe do executivo.

Participaram do encontro, além de deputado Imbassahy e sua esposa, o vereador Vaninho da Rádio, o secretário da habitação de Camaçari, Junior Borges, o coordenador de turismo do município Thiago Gifoni, Joel – administrador do condomínio Paraíso, Fábio sindico do Condomínio Corais, Sandra luzia e Afonso Celso (representantes do Condomínio Água) Carlinhos, proprietário do Bar do Carlinhos e Dilmar Pereira, proprietário do Bar do Prefeitinho e do Restaurante Prefeitinho Jr.