Vereadores acompanham prestação de contas da Secretaria da Educação
Em Audiência Pública para Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2018, a secretária Neurilene Martins apresentou os dados referentes ao trabalho feito pela sua gestão na Secretaria Municipal da Educação (Seduc). Entre os números, está o valor do orçamento executado pela pasta, que foi de R$ 269 milhões, ultrapassando os R$ 232 milhões previstos pelo Executivo para o ano de 2018.
O valor acima do previsto fez com que o percentual de investimento na área de educação alcançasse 27%, ultrapassando também o número mínimo previsto em lei, que é de 25%. Apesar dos números positivos, a secretária ponderou que é preciso ampliar a discussão. “Não nos basta só tratar dos recursos gastos ou das metas que foram ou não alcançadas, é preciso refletir sobre a construção e execução de um programa municipal de educação, refletir sobre as políticas públicas na área e este diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para fortalecer esta discussão”, defendeu.
Para o período específico dos quatro últimos meses de 2018, a secretária revelou que algumas ações foram priorizadas. “Estivemos debruçados em implementar a construção das creches no município. Nossa equipe está empenhada no acompanhamento dessa demanda que é muito importante para nossas crianças. Esta é uma ação muito importante”, afirmou.
Após a apresentação da Seduc, a audiência foi aberta para questionamentos apresentados pelos cidadãos presentes e pelos vereadores. Pai de quatro alunos da rede municipal de ensino, Gilmar da Silva usou o espaço para registrar a sua preocupação com a segurança no entorno das escolas. “Recentemente, tivemos um caso de assalto que levou o celular de diversos alunos. Essa é uma grande preocupação dos pais”, registrou. Em resposta, a secretária reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir auxílio na segurança dos alunos. “Temos um monitoramento bastante avançado na cidade e entendemos que discutir educação é defender a construção da cultura da não violência também”.
O vereador Flávio Matos (DEM), relator da Comissão de Educação da Casa Legislativa, presidiu a sessão e aproveitou a oportunidade para destacar o esforço em garantir o cumprimento dos compromissos com o pagamento de salários. “Sabemos que há na gestão municipal este compromisso de garantir o pagamento em dia do salário dos nossos profissionais de educação e esse é um cenário muito positivo diante das dificuldades que o município enfrenta e diante das realidades de não pagamento que vemos em outros municípios”, mencionou.
Por sua vez, o vereador Jackson Josué (PT) pediu à secretária atenção especial às demandas referentes ao transporte escolar. “Recebemos muitas queixas em relação ao serviço de transporte dos nossos estudantes e essa é uma demanda que precisa de atenção, pois garante a chegada segura deles às unidades de ensino”, afirmou o parlamentar.
Além dos dois parlamentares, também fizeram uso da palavra os vereadores Zé do Pão (PTB), Jamelão (DEM), Rui Magno (DEM) e a vereadora Dra. Cristiane Bacelar (PRB).