Vereadores comemoram avanços na implantação do sinal aberto da TV e de rádio da Câmara de Camaçari

A 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaçari “, realizada na manhã desta quinta-feira (01/09), teve como destaque a celebração, por parte dos parlamentares, da notícia da liberação do sinal aberto digital para a TV Câmara, além da autorização para iniciar as operações da Rádio Câmara FM. Para o presidente da Casa, Júnior Borges (União), a conclusão do prazo da Consulta Pública No 60 da Anatel sobre a disponibilidade de outorga do sinal aberto é um importante passo para a conclusão do processo como um todo.

“Hoje, com a autorização dos órgãos competentes, nós temos disponível um canal de TV aberto em Camaçari, o canal 44, e temos também a liberação de uma frequência para funcionamento da rádio da Câmara Municipal, que é 94,7. Isso nos deixa profundamente orgulhosos, porque fizemos algo que vai consolidar ainda mais a democracia e a transparência dos atos realizados por esta Casa Legislativa”, celebrou o presidente.

O vereador Vaninho da Rádio (União) exaltou a conquista e destacou as dificuldades para a obtenção dessa liberação. “Eu sei o quanto é burocrático e difícil essa articulação para liberação de sinal aberto para rádio e TV. Por isso, devemos aqui parabenizar o presidente por ter conquistado essa ferramenta tão importante para a comunicação legislativa”, afirmou.

O vereador Tagner (PT) também reforçou a importância da liberação do sinal aberto e lembrou que esse é um sonho antigo da Casa. “Esse é um sonho antigo desta Casa. Celebramos a criação da TV lá na gestão da então presidente Luiza Maia e agora celebramos esse sinal aberto para TV e rádio. Isso significa que vai aumentar a participação popular, significa o fortalecimento da democracia e a possibilidade real do trabalho desta Casa chegar a todos os lares de Camaçari. Esta Casa está de parabéns!”, complementou.

Na pauta de discussão da sessão estiveram moções concedidas pelos parlamentares, dentre elas uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Gilvan Souza (PSDB), parabenizando seis entidades pelas ações de conscientização referentes à Semana nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foi comemorada entre 21 e 27 de agosto passado. Foram homenageadas a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Camaçari (APAE), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Município de Camaçari (STT), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Camaçari (SEDES), a Associação Pestalozzi de Camaçari, a União dos Deficientes de Camaçari (UDEC) e o Grupo de Capoeira Inclusiva. Já a Moção de Aplausos No 058/2022, de autoria do vereador Flávio Matos (União), prestou homenagem à atleta camaçariense de levantamento de peso olímpico, Samara dos Santos, pelo título de campeã do Nordeste nesta modalidade. Os representantes das instituições homenageadas e a atleta marcaram presença na sessão e receberam as moções de aplausos como forma de reconhecimento da Casa Legislativa pela contribuição dada ao desenvolvimento do município.

Já as indicações em pauta na sessão foram bastante variadas, sendo boa parte dos pedidos por infraestrutura urbana para diferentes localidades, assim como mais iluminação para algumas ruas como forma de coibir a violência e criminalidade. Um exemplo foi a Indicação No 332/2022, feita pelo vereador Herbinho (União), que pediu por lâmpadas LED para as ruas Juracy Magalhães, Acácia Jovânica, e Rua Catuama, localizadas na Gleba E. Segundo o parlamentar, essas vias registram muito assalto porque as ruas não são muito iluminadas.

A qualificação de espaços públicos de lazer para fortalecimento do turismo também foi pautada e bem recebida pela Casa, com a aprovação da Indicação No 186/2022, do vereador Tagner (PT), que pede que o Governo do Estado, através da secretaria de Turismo, revitalize o Emissário de Arembepe. Para o vereador autor da proposta, o local é um grande destino turístico do litoral. “Mas a região não tem padronização e vemos a necessidade de requalificação daquele espaço. É preciso construir quiosques, espaços multieventos, pois entendemos que também é um vetor de crescimento econômico, além de ajudar na potencialização do turismo no nosso município”, destacou.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube