Vereadores de Camaçari marcam presença no primeiro dia da 24ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios

Uma comitiva formada por sete vereadores está representando Camaçari na 24ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que teve início nesta segunda-feira (27/03) e segue até quinta-feira (30/03), em Brasília. O presidente da Câmara Municipal , vereador Flávio Matos (União), o vice-presidente, Niltinho (PSDB), e os vereadores Herbinho (União), Jamessom (União), Ivandel Pires (Cidadania), Dudu do Povo (Cidadania) e Mar de Areias (União), participam do evento a convite do prefeito, Elinaldo Araújo (União).

Com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, a edição deste ano tem a expectativa de dialogar com o novo chefe do Executivo e com centenas de parlamentares que assumiram no início deste ano. Neste primeiro dia de evento, os parlamentares participaram do momento de credenciamento e visitaram as instalações do local onde acontecerão todas as atividades previstas na programação do evento. Para o presidente, Flávio Matos, participar do evento representa um importante posicionamento do Poder Legislativo de Camaçari. “Estamos aqui representando as causas municipalistas e sabemos da importância da troca de experiências que um evento como esse proporciona. Discutir o Pacto Federativo de maneira responsável e profunda é fundamental para garantir caminhos que façam com que a situação financeira dos municípios esteja bem resolvida e isso, consequentemente, se refletirá em mais ações que impactam positivamente a vida do cidadão. Por isso é tão importante estarmos inseridos nesses debates”, destacou.

Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades e já superou a expectativa dos organizadores que era de mais de oito mil gestores municipais em Brasília. No primeiro dia, já foram registradas mais de 10 mil inscrições. Presente no evento, o vice-presidente da Câmara de Camaçari, vereador Niltinho, afirmou que esse é um momento muito importante de valorização do trabalho de vereador, de qualificação. “Iniciamos hoje uma experiência ímpar, que nos trará novos conhecimentos. Além disso, estamos trocando experiências com outros parlamentares, conhecendo as ações que deram certo em outras Câmaras e com certeza vamos voltar com novidades para melhorar a qualidade se vida da população de Camaçari”, acrescentou.

Para o vereador Dudu do Povo (Cidadania), que participa pela segunda vez consecutiva do evento, o momento é de fortalecer a relação entre Legislativo e Executivo, garantindo melhorias para as gestões de recursos. “Essa é a segunda vez que participo desta Marcha a convite do prefeito Elinaldo e entendo que é um momento muito importante para estreitar as relações entre os poderes e garantir que as ações e os recursos sejam geridos de maneira mais eficaz, garantindo melhorias para quem mais importa, que é o povo. Estou muito satisfeito em poder participar de debates tão importantes para nossa cidade e para o país”, pontuou.

Vale lembrar que as sessões ordinárias desta semana da Câmara Municipal de Camaçari, que aconteceriam regimentalmente na terça-feira (28/03) e na quinta-feira (30/03), estão suspensas por conta da participação dos parlamentares no evento. A Sessão Especial da quarta-feira (29/03), em alusão à Campanha da Fraternidade 2023, solicitada pelo vereador Tagner (PT), segue mantida e está marcada para às 9h. A sessão poderá ser acompanhada presencialmente, no plenário da Câmara, ou através da TV Câmara, no canal 25.1 da TV Litorânea.