Vereadores debatem racismo em Sessão Especial
“A gente já nasce lutando contra o racismo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Marcelino (PT) em seu discurso de abertura da Sessão Especial realizada na manhã desta quinta-feira (26/11) em alusão ao Dia da Consciência Negra comemorado no último dia 20. A atividade contou com a participação de autoridades políticas e policiais, além de representantes de entidades e movimentos negros.
Uma das palestrantes da atividade foi à professora Valdecir Nascimento, que parabenizou a casa legislativa por abrir o espaço para o debate e destacou ainda que apesar dos avanços no combate ao racismo “os negros ainda geram as riquezas do país, no entanto são assassinados pelo estado brasileiro”.
Para tratar das demandas dos negros nos espaços de poder no município, o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira pontuou o eixo central do debate, em sua visão. “Temos que lutar contra o racismo estatal e institucional que se apresenta de forma muitas vezes velado”.
Muitos casos de racismo dentro das instituições educacionais são confundidos com bullying, e para tratar desse assunto o secretário da Educação de Camaçari, Márcio Neves falou da “importância da participação de todos na construção do papel do jovem negro enquanto protagonista da sociedade”.
Os parlamentares também se posicionaram sobre o tema, o vereador Dr. Elias Natan (PV) disse que a sociedade tem um débito social com a raça negra. “É preciso nos identificarmos como um país miscigenado”.
Ao final da atividade foram entregues honrarias, a dona Jandira da Conceição uma das moradoras mais antigas do município, foi congratulada pelo vereador Teo Ribeiro (PT) com a medalha Zumbi dos Palmares, por toda contribuição na história de Camaçari.