Vereadores debatem políticas públicas de alimentação e nutrição
Os vereadores de Camaçari registraram preocupação com a alimentação adequada das crianças do município, especialmente as que necessitam de cuidados especiais, durante Sessão Ordinária desta terça-feira (14/06). Através da matéria, o vereador Junior Borges (DEM) pediu que o Poder Executivo mande para a Casa Legislativa um projeto de lei que regulamente a distribuição de fórmulas e suplementos especiais para pessoas com alergia a proteína do leite da vaca, intolerância à lactose, alergias múltiplas e para crianças que necessitem de suplementação alimentar em virtude de alguma patologia.
Segundo argumento apresentado pelo parlamentar na matéria, reações alimentares de causas alérgicas atingem cerca de 8% das crianças com menos de três anos de vida. Ainda segundo a matéria, a distribuição gratuita poderá beneficiar as famílias mais carentes, já que as opções oferecidas no mercado têm valor muito elevado.
Ainda na linha de garantir qualidade e acesso à alimentação, o vereador Otaviano Maia (PT) apresentou indicação que pede a criação de um programa de aproveitamento de alimentos não consumidos no município de Camaçari. O vereador lembrou que o Brasil é considerado, por entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), um dos 10 países que mais desperdiça alimentos no mundo.
Segundo a matéria, o programa poderia amenizar os índices de desperdício registrados, fornecendo alimentos em perfeitas condições de consumo, devidamente armazenados e transportados, para as instituições que atendem pessoas carentes no município.