Vereadores marcam presença na Lavagem de Arembepe

Acompanhados por dezenas de baianas, os vereadores de Camaçari participaram, na manhã desta sexta-feira (29), da Lavagem de Arembepe. Realizada há mais de 70 anos, em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis, a festividade fecha o ciclo das festas populares do município.

A lavagem foi aberta pelo tradicional cortejo das baianas, que seguiu por aproximadamente dois quilômetros pelas ruas da localidade, atraindo centenas de populares, que seguiram até a igreja que leva o nome do santo homenageado, localizada na Praça Salustiano Santiago de Souza.

“A Festa de Arembepe é uma oportunidade de fortalecer ainda mais a cultura do nosso povo. Uma festa bonita, de tradição religiosa e cheia de alegria. Sem falar que é um termômetro da nossa política”, comentou o vereador Dilson Magalhães Jr. (Patri).

Para o vereador Marcelino (PT), desenvolvimento e preservação devem caminhar lado a lado. “É importante caminharmos em direção ao desenvolvimento, respeitando a diversidade e as manifestações culturais de Arembepe”, disse o parlamentar.

A lavagem também marca a abertura do Festival de Arembepe que segue até o dia 1º de abril, com vários shows. A expectativa é que 120 mil pessoas marquem presença nas quatro noites de festa.

O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari é realizado pela prefeitura, por intermédio das diversas secretarias e órgãos institucionais.