Vereadores participam da Lavagem de Monte Gordo e pedem proteção para o ano que inicia
Nesta sexta-feira (22/01), o distrito de Monte Gordo recebeu muitas pessoas que participaram do cortejo em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Com alegria e gratidão ao santo, o cortejo percorreu cerca de cinco quilômetros, do centro de Guarajuba até a igreja de Monte Gordo.
Baianas, com suas vestimentas coloridas e seus vasos de barro com água de cheiro, seguiram guiando as autoridades políticas e demais participantes que prestigiaram a festa.
O presidente da Câmara, vereador Marcelino (PT), falou qual foi o seu principal pedido ao padroeiro. “Faço questão de participar das lavagens do nosso município porque acredito que as tradições devem ser mantidas. Este ano, o nosso pedido especial é paz e amor com o próximo. O ano que passou foi difícil então aproveitamos para pedir renovação de fé e luta”, contou.
Para o vereador Jackson, participar das lavagens é estar perto da comunidade para atualizar a pauta de debates do legislativo.
“Iniciar 2016 perto da comunidade é muito bom para saber das demandas e levar para o debate na Câmara”, afirmou.
As lavagens da orla de Camaçari também contribuem de maneira importante para o comércio das localidades onde são realizadas. A vendedora Osvaldina Costa contou que usa o dinheiro que ganha neste período de festa para quitar as dívidas da família. “Graças a Deus vendo bastante e aproveito o dinheiro extra para pagar algumas contas que ficaram do fim de ano e para comprar o material escolar das crianças à vista para ter desconto”, contou.
Para o vereador Teo Ribeiro (PT), morador de Monte Gordo, o evento também é uma oportunidade de confraternizar. “Junto com os amigos encaramos a longa caminhada para pedir um ano de muita luta em favor do povo para o legislativo e proteção ao nosso padroeiro”, finalizou.
Participaram ainda os vereadores Elias Natan (PV), Falcão (DEM), Wilton de Ferrinho (SD), Elinaldo (DEM), Jorge Curvelo (DEM), Gilvan Souza (PT), Oto da Farmácia (PSD) e a vereadora Professora Patrícia (PT).