Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Vereadores participam de audiência de prestação de contas da Sefaz

Por meio de uma Audiência Pública na modalidade virtual, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Camaçari, prestou contas do 3º quadrimestre de 2023 à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. A atividade foi transmitida pela TV Câmara e os internautas tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao gestor da pasta, o secretário Joaquim Bahia.

O secretário abriu a explanação desejando que a economia no país melhore, para que Camaçari tenha recursos suficientes para atender as necessidades da população, apresentando em seguida a avaliação das metas fiscais, pontuando a execução das receitas e despesas. “Nós tínhamos uma previsão orçamentária de R$ 2,179 bilhões, mas alcançamos R$2,207 bilhões, o que equivale a 101% do orçamento, uma previsão muita acertada, com 17,46% de crescimento em relação a dezembro de 2022. No geral é um número positivo”, disse.

O gestor ainda destacou que algumas receitas se destacam mais que outras, detalhando as de maiores relevâncias. “As receitas correntes são as que servem mais para o dia a dia do município, para a manutenção da máquina, é com ela que pagamento de servidores, que pagamos gastos da saúde, da educação, da assistência social, das ações tocadas pela Secretaria de Serviços Públicos do Município que são muitos, como iluminação e limpeza pública, enfim, todos cobertos com a receita corrente”, salientou.

A receita tributária, na qual estão os Impostos de Renda e o Predial Territorial Urbano (IPTU), também foram explicadas pelo secretário da Sefaz. Na oportunidade, o gestor ainda falou dos desafios enfrentados com o encerramento da produção do Complexo Ford no município e a busca para que novas empresas se instalem em Camaçari.

Estavam presentes na audiência os vereadores Manoel Jacaré (PSDB) e Jamelão (Cidadania), que demonstraram satisfação em relação aos dados apresentados. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Niltinho (PSDB), encerrou a atividade parabenizando o secretário pela gestão da pasta.

“O secretário Joaquim Bahia trouxe com clareza as informações sobre como Camaçari cresceu e onde precisa melhorar, no que diz respeito à receita e despesa. Entendemos os desafios e celebramos as conquistas. O que depender dessa Casa vamos contribuir para fortalecer a nossa receita e trabalhar as despesas”, finalizou.