Vereadores participam de debate sobre fortalecimento dos Conselhos Tutelares
A busca de um caminho para fortalecer os Conselhos da Infância e Adolescência foi o tema central da audiência pública realizada pelo Ministério Público de Camaçari. O evento aconteceu nesta quarta-feira (19/06) no plenário da Câmara. Na oportunidade, o Poder Legislativo foi representado pelos vereadores Elias Natan (PV), Professora Patrícia (PT) e Junior Borges (DEM).
Os parlamentares demonstraram interesse em defender as questões levantadas na Câmara Municipal. “Estamos comprometidos com a causa. Nossas crianças e adolescentes precisam ter todas as condições necessárias para o desenvolvimento adequado das suas habilidades”, declarou Junior Borges.
Já Elias Natan (PV) afirmou que é preciso engajamento conjunto para que ações neste sentido possam gerar resultados objetivos. “Precisamos focar os esforços no sentido de resultados, pois são eles que mudam o rumo da situação”, declarou.
Posição semelhante a do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara teve a petista professora Patrícia, que acrescentou que “assegurar direitos de crianças e adolescentes é um compromisso prioritário que independe de partido e orientação política”.
A audiência foi presidida pela promotora de Justiça Virgínia Manzino, que atua na Vara da Infância e Juventude. Por sua vez, ela colocou o Ministério Público também à disposição dos vereadores e do poder executivo para buscar mudanças.
O evento também contou com a presença do procurador Renan Machado e da promotora Sansuce Filardes. Também compareceram a coordenadora do Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (NAIC), Ana Elisabete Costa Gomes, e o coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Costa.