Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Vereadores prestigiam posse de novo bispo da Diocese de Camaçari

Vereadores da Câmara Municipal de Camaçari foram convidados, neste sábado (19/02), para o Ato Cívico realizado pela Igreja católica em razão da posse do novo bispo, Dom Dirceu. A Casa Legislativa foi representada pelo presidente, Júnior Borges (DEM/UB) e pelos vereadores Tagner Cerqueira (PT), Profª Angélica (PP), Jamelão Ferreira (CIDADANIA) e Dentinho do Sindicato (PT).

A solenidade aconteceu na Igreja Santana, localizado na Gleba A e teve a presença de autoridades da Região Metropolitana. Na oportunidade, o bispo emérito, Dom João Carlos Petrini, que esteve a frente da Diocese desde a sua fundação, ficando 10 anos no cargo, conta que assim como a Igreja, a esfera política é um trabalho realizado em conjunto.

“Quem tem liderança tem que conseguir criar pontes, laços e vínculos para que as pessoas cooperem abraçando o mesmo projeto”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Borges, deu as boas vindas ao novo bispo e aproveitou para agradecer ao Dom Petrini pelo trabalho exercido na cidade.

“Este é um momento importante para o povo católico, que conhece o novo bispo e com a benção de Deus, ele guiará a Igreja em Camaçari com a mesma dedicação de Dom Petrini, que durante mais de 10 anos realizou um trabalho exemplar”, disse.

O vereador Dentinho do Sindicato falou também sobre a importância de participar da solenidade.

“Os vereadores de Camaçari aqui estão representando a população dessa cidade, dando boas vindas ao novo bispo de Camaçari, Dom Dirceu. Quero também agradecer o tempo que Dom Petrini contribuiu com nossa cidade e com nosso estado,” comentou.

O novo bispo de Camaçari, Dom Dirceu de Medeiros afirmou que a Igreja não tem pretensão nenhuma de mandar na política, mas ser colaboradora para a construção do bem comum.

“A igreja não faz política partidária, a Igreja quer iluminar a política com os valores do evangelho, fraternidade, solidariedade e defesa da vida”.

Sobre a presença das autoridade ele disse que é sinal de uma relação mútua de respeito.

“Rezamos por eles, porque a palavra de Deus nos pede que devemos rezar por aqueles que nos governam”, acrescentou.

O vereador de Salvador, Joceval Rodrigues esteve presente no Ato representando o prefeito Bruno Reis e afirmou que é um gesto que demonstra a relação e atenção com a política.

“A Igreja quando acolhe, quando se relaciona de forma institucional com o setor político, ela está dizendo que ela está atenta, que ela está presente, cravou.

Estiveram presentes os prefeito e vice-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo e José Tude, os prefeito e vice-prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino e Sid Serra, vereadores de Terra Nova, além de representantes do legislativo estadual.

Após a solenidade de apresentação para as autoridades, foi realizada pela tarde a missa de posse na Igreja Catedral São Thomaz de Cantuária, sede da Diocese de Camaçari, com a presença da população.