Vereadores levam pauta do campus da UFBA em Camaçari para Brasília
Um debate forte, com resultados positivos foi o saldo da audiência publica, realizada nesta quarta-feira (20/11), na Câmara Municipal de Camaçari. Na ocasião, foi discutida a chegada do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Camaçari. O início das aulas deve ocorrer, para os cinco cursos que serão oferecidos, em 2015.
No final dos trabalhos, a vereadora proponente da audiência, Professora Patrícia, informou que a discussão será levada a Brasília, como pauta principal da bancada camaçariense, na próxima semana, na Marcha Nacional dos vereadores. “Na próxima semana estaremos em Brasília para discutir estas questões importantes. O debate será feito também com deputados Federais e outras autoridades presentes”, pontuou.
O ex-prefeito Luiz Caetano, falou da importância de discutir a educação no município. a UFBA comece a funcionar em Camaçari. Ele relatou ainda como foi feita a articulação para garantir a presença de uma unidade da universidade mais conceituada da Bahia no município.
O secretário de governo da Prefeitura, Sergio Paiva, explicou que a prefeitura está intermediando as discussões para que o campus seja instalado o mais breve possível. “Já é algo definitivo, o Campus vem para cá. Mas a responsabilidade da implantação não é do município. A responsabilidade é da UFBA e dos governos estadual e federal. Estamos criando um grupo da prefeitura para intermediar a negociação com eles”, frisou.
O presidente da casa legislativa Teo Ribeiro (PT) falou que o Campus é uma realidade, viabilizada através de luta política junto ao Ministério da Educação.
O Pró-Reitor da UFBA, Dirceu Martins, explicou que a seleção para ingressar na UFBA- Camaçari será feita através do ENEM/SISU do próximo ano (2014), para que comecem os cursos no inicio de 2015, o campus começará inicialmente com cinco cursos: Engenharia Automotiva, Engenharia de Materiais, Engenharia Naval e Oceânica, Tecnológo e Bacharelado Interdisciplinar. Inicialmente, o Campus de Camaçari funcionará provisoriamente nas instalações do CEPED”, detalhou o professor