Vereadores solicitam contratação de mão de obra local ao COFIC
Uma comissão de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara de Camaçari, Teo Ribeiro (PT), reuniu-se nesta quinta-feira (14/11) com o superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), Mauro Pereira, mais os representantes da BASF e o prefeito Ademar Delgado. No encontro, os parlamentares cobraram à entidade que representa as empresas do Polo Industrial prioridade na contratação da mão de obra local.
A reunião com o Cofic foi decidida na última terça-feira (12/11), quando representantes do Movimento Livre Brasileiro Pró-Cidadania estiveram na Câmara.
“Recorremos a Câmara porque a BASF está instalada no município e não está gerando emprego para nossa região. Temos profissionais qualificados, mas mesmo assim ‘eles’ contratam funcionários de fora”, argumentou Valdir Carlos, um dos representantes do Movimento.
Em resposta aos questionamentos, a BASF apresentou um relatório que comprova o cumprimento do acordo feito com a prefeitura para aproveitar trabalhadores de Camaçari. Segundo o documento, 71% das vagas, cerca de 1.600 postos de trabalho, foram destinadas para a região.
O vereador Marcelino (PT) questionou os números apresentados. “Muitos podem ter apresentados comprovantes de moradia de Camaçari, porém, não residem de fato na cidade.
Diante dos argumentos expostos, foi acertada a realização de uma nova reunião para segunda-feira (18/11), às 14h, no Cofic.
De acordo com o presidente do legislativo, Teo Ribeiro, a Câmara quer esclarecer a situação e garantir que o município de Camaçari seja realmente beneficiado com a chegada das novas empresas.