Câmara convoca sociedade para combater mosquito Aedes Aegypti

Em uma Sessão Especial que contou com um verdadeiro exército de combatentes do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, a Câmara de Camaçari reforçou, na manhã desta quarta-feira (26/08), a importância do envolvimento de cada cidadão nas ações de prevenção às doenças.

“Como Poder Legislativo deste município, temos a obrigação de convocar toda a sociedade para fazer parte desta luta. Acabar com o mosquito é a única forma de diminuirmos os casos das doenças, que podem ter complicações graves. E este combate começa dentro da casa de cada um de nós”, afirmou o proponente da sessão, vereador Oto da Farmácia (PSD).

A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Camaçari, Fátima Guirra, apresentou os números de contaminação no estado e no município. Já o médico da Vigilância Epidemiológica, Edgar Lessa, explicou as formas como as três doenças podem se manifestar, destacando que os sintomas são parecidos.

Já a diretora do departamento de Média e Alta Complexidade de Camaçari, Elba Brito, falou sobre as ações desenvolvidas em Camaçari, citou o número e a localização das unidades existentes e reforçou a preocupação com o acolhimento adequando dos doentes. “Estamos registrando uma diminuição dos casos em nossa cidade, mas, desde o início nossas equipes estão debruçadas em estudar a melhor forma de tratar os sintomas, notificando imediatamente os órgãos competentes e monitorando constantemente os casos”, ressaltou.

Participou ainda o diretor do Hospital Geral de Camaçari, José Walter dos Santos Junior, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses do município, Gilmar Pereira, e o secretário Municipal de Saúde, Washington Couto. Este último parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal. “Com essa sessão, a Câmara entra em campo nesta luta e pede o comprometimento de todos no combate ao mosquito. Não é apenas uma ação de saúde pública. Faz-se necessário uma atuação intersetorial”, complementou.

Durante a sessão, o vereador Oto da Farmácia homenageou o subtenente Hélio Ricardo Sales Miranda, comandante do Tiro de Guerra, e Antônio São Pedro B. Filho, presidente da Associação dos Agentes de Endemias do município, pelo trabalho voluntário de esclarecimento e de combate ao mosquito que vem sendo realizado em Camaçari.

Fizeram uso da palavra ainda os vereadores João da Galinha (PRTB), Elinaldo (DEM), Elias Natan (PV), Sessé Abreu (PRTB), Jackson (SD) e Junior Borges (DEM), que sugeriu a convocação de mais agentes de endemias aprovados no concurso público para reforçar as ações no município.