Festa de São Thomaz de Cantuária reúne milhares de fiéis em procissão
Fiéis se reuniram durante toda a terça-feira (07/01) para homenagear o padroeiro do município de Camaçari, São Thomaz de Cantuária. A celebração teve como tema central “Com São Thomaz de Cantuária, Somos Peregrinos da Esperança”, e começou com uma missa às 7h da manhã dedicada aos devotos falecidos, seguida por outra missa com a unção dos enfermos.
Já pela parte da tarde, a tradicional procissão saiu da Catedral São Thomaz de Cantuária seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, Avenida Tupinambás (antiga Radial C), Avenida Concêntrica, e retornando à Catedral pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), Rua Duque de Caxias e Rua Eixo Urbano Central.
Entre os fiéis presentes estava dona Rita Batista, que seguia a procissão desde a saída da Catedral. Para ela, é um momento muito especial para toda sua família. “Todo ano fazemos esta procissão para agradecer a São Thomaz e pedir para que ele continue intercedendo a favor do povo de Camaçari”, explicou. Sentimento semelhante ao de seu Antônio Paulo, que seguia ao lado do seu filho e que disse estar “com esperança de dias melhores para todo o povo de Camaçari”.
A Câmara Municipal de Camaçari também esteve representada no evento, com muitos vereadores participando das comemorações, como o vereador Dílson Magalhães Júnior (PP). Segundo ele, a celebração este ano teve alegria, uma sinergia diferente. “No olhar das pessoas podemos ver um sentimento positivo e Camaçari precisa disso, de muita paz, harmonia, e de lideranças tanto religiosas quanto políticas que trabalhem pela melhoria de todos nós”.
O vereador Jackson Josué (União) também esteve presente nas celebrações, e parabenizou todos os católicos por esse dia tão importante. “Espero que São Thomaz de Cantuária proteja a nossa cidade”. O vereador Paulinho do Som (PT), por sua vez, foi outro que acompanhou todo o cortejo, declarando que seu sentimento pelo dia é de fé, de alegria, de esperança e prosperidade para o povo de Camaçari ter uma vida melhor, tendo mais oportunidades de emprego, de saúde, transporte, qualidade de vida e de educação.
Ao final da procissão foi iniciada a Missa Solene, presidida pelo Bispo diocesano Dom Dirceu, sendo realizada num palco montado no começo da Rua Costa Pinto. A Missa terminou perto das 20h, e logo em seguida os festejos foram encerrados com o show da cantora Eliana Ribeiro.