Base Comunitária de Segurança: Legislativo espera implantação de mais unidades no município

A Base Comunitária de Segurança (BCS) de Camaçari, localizada no bairro do Phoc II, comemora, neste mês de setembro, três anos de implantação. Para lembrar a data, autoridades civis, militares e políticas participaram de uma solenidade na unidade, realizada nesta sexta-feira (15).

“Destaco o trabalho que a polícia militar vem desenvolvendo nos Phocs e regiões circunvizinhas através da BCS, principalmente a diminuição da criminalidade. Vejo também um grande envolvimento da comunidade nos trabalhos por ela desenvolvido”, comentou  o vereador Sessé Abreu (PSDB), que, na ocasião, representou o Legislativo. Segundo ele, a expectativa da Câmara Municipal é que o batalhão de Camaçari implante bases  em outras comunidades do município, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela PM.

Segundo o comandante da BCS, o capitão da PM Arivaldo Arcanjo, após a implantação da unidade, houve uma diminuição significativa de crimes nas áreas do Phocs, Gleba C e Gleba E. Isso se deu devido aos projetos educativos e a realização de ações mais intensas dos agentes nesses localidades. “A maior relevância desse equipamento é poder oferecer à criança e ao adolescente da comunidade lazer, esporte, disciplina e respeito. O resultado é evitar que esses jovens fiquem ociosos, e tenham a PM como um modelo a ser seguido”, disse.

A solenidade contou com a presença do Tenente Coronel PM Henrique Melo, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari; do Cel. PM Uziel, comandante de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador; do Cel. PM Edmar Fontes, diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos; e do Primeiro Sargento Altair, Comandante do 26º Tiro de Guerra em Camaçari.

Sobre a BCS: A Base Comunitária foi inaugurada em setembro de 2014, e está sediada na Rua Campo Formoso no bairro do Phoc II. Sua área de abrangência compreende os bairros Phocs I, II e III, Gleba C e Gleba E.  A BSC Camaçari conta com efetivo de 41 policiais militares.