Saiba como aproveitar o verão sem descuidar da alimentação
Sol quente, “calor de rachar”… é o verão batendo à porta e, junto com ele, estão as férias. Nessa época do ano cresce a ida à praia, aos clubes (afinal muitos querem ficar da cor do verão e refrescar-se no mar/na piscina), milhares de pessoas viajam, é a época também das festas, ensaios, carnaval… e os cuidados com a alimentação??? Devem ser redobrados!!! Aí vão algumas dicas para aproveitar essa estação do ano desfrutando os benefícios dos alimentos para a sua estética e saúde:
1. A exposição excessiva ao sol acelera o processo de envelhecimento deixando a pele com menor elasticidade, firmeza, hidratação, acelerando a formação de rugas. O consumo de alimentos fontes de carotenoides, vitaminas C e E, selênio soma em benefício aos protetores solares protegendo a pele dos efeitos danosos do sol.
2. Outra parte do nosso corpo que merece muita atenção é o cabelo. Mulheres passam o ano todo usando as mais diversas técnicas para deixar os cabelos mais bonitos e, para auxiliar e conservar a beleza dos fios, não vale deixar de lado a alimentação. Zinco, ferro, selênio, vitamina C e vitaminas do complexo B agem no crescimento e fortalecimento dos fios, combatem a queda de cabelo e auxiliam na manutenção da cor das madeixas.
3. E, não podia faltar a hidratação!!! Não deixe para beber água somente quando sente sede, pois, quando isso ocorre significa que seu corpo está desidratado. A água é importante para o adequado funcionamento do nosso corpo, para que as substâncias indesejáveis sejam eliminadas, para que possamos nos movimentar e para manter a temperatura adequada. Nessa época, o suor é mais intenso levando à maior perda de líquidos e nutrientes, portanto, para repor o que foi perdido invista na água, na água de coco e em frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi.
4. MODERAÇÃO. Pode parecer difícil em plenas férias, mas lembre-se de que tudo que você coloca em excesso para dentro do corpo que não lhe faz bem, prejudica sua saúde, pele, cabelo, unhas…seu corpo todo. Por isso, não exagere, sua saúde e beleza agradecem.
Aumentar o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas e cuidar da hidratação são primordiais, pois todo o nosso corpo é formado por células e todas elas são formadas por micronutrientes (vitaminas e minerais) encontrados nesses alimentos e pela água. Invista em alimentos mais leves e não sobrecarregue seu corpo com gorduras e açúcares. Tenha mais disposição nesse verão e aproveite a época sem descuidar da saúde.
Aí vão algumas receitas legais para se cuidar nesse verão:
1. Comece bem o dia colocando em seu café da manhã sucos de frutas, que caem bem também nos lanches.
Suco Rico em Betacaroteno (Ótimo para o bronzeado):
1 manga
½ mamão papaia
Suco de 4 laranjas sem o bagaço
1 cenoura pequena cozida
200 ml de água
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
(Fonte: Caderno de Receitas Light e Funcionais – Instituto Ana Paula Pujol: jul/2011)
Suco de Abacaxi com Hortelã:
5 rodelas de abacaxi
Hortelã a gosto
½ l de água
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
2. Aposte nas saladas antes do almoço, no jantar e, não se esqueça delas nos sanduíches também. São ótimas para deixar a alimentação mais leve e saudável. Mas, atenção com as escolhas, pois muitas saladas contêm ingredientes bastante gordurosos.
Salada com Gérmen de Trigo:
2 cenouras cruas raladas
100 g de vagem cozida
1 pimentão vermelho
½ xícara de chá de uvas passas
1 xícara de chá de gérmen de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem (acidez <0,5%)
1 limão
Sal a gosto
Preparo: Corte os legumes em tiras finas e misture-os. Tempere com sal, limão e o azeite de oliva extravirgem. Acrescente o gérmen de trigo e as uvas passas, mexa todos os ingredientes e leve-os à geladeira até a hora de servir.
(Adaptado de Grings® Alimentos Saudáveis).
Opção de Sanduíche:
2 fatias de Pão integral + queijo ricota ou mussarela de búfala + 1 folha de alface + 2 rodelas de tomate + orégano a gosto + 1 fio de azeite de oliva extravirgem (acidez <0,5%).
As variações dos sanduíches são muitas: no lugar do queijo pode colocar atum ou frango desfiado; podem ser acrescentadas ainda cenoura e beterraba raladas; e, no lugar da alface, outra folha verde, como a rúcula por exemplo.
Dica: para as saladas, evite os molhos com maionese e prefira o azeite de oliva extravirgem; os molhos com iogurte, limão e azeite; azeite de oliva, vinagre e sal (sem exagero). São mais leves e saudáveis.
Fonte: IBahia