Alunas do IFBA Camaçari recebem Moção de Aplausos na Câmara

A Câmara de Camaçari entregou Moção de Aplausos para as estudantes do Instituto Federal da Bahia – IFBA campus Camaçari, Jhudy dos Santos Souza e Camily Guimarães, que foram selecionadas para participar do programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos. Este é um programa de iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, e no Brasil é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA em nosso território.

O público alvo do programa são estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que desenvolvem ações sociais positivas em suas respectivas comunidades, tenham bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa e capacidade de liderança. Para o vereador Tagner (PT), autor da proposição, conseguir uma vaga neste programa é uma grande felicidade. “Ficamos felizes em ver que o IFBA de Camaçari conseguiu aprovar duas jovens estudantes que vão representar o Brasil, a Bahia e Camaçari nos Estados Unidos. Estas duas meninas são exemplos que devemos dar publicidade para que outros jovens possam participar deste programa e fortalecer a educação pública em Camaçari”, comemorou.

A estudante do terceiro ano, Jhudy Souza, falou sobre os desafios que teve até conseguir conquistar sua vaga.  “É muito desafiador, pois é um programa muito conhecido e muito concorrido em todo o país. É importante que a pessoa esteja engajada em algum projeto de empreendedorismo social. No meu caso participo da ONG “Globalizando”, que ensina diferentes idiomas gratuitamente. Antes de ser voluntária lá, eu fui aluna. E tive o incentivo para continuar meus estudos no inglês”, pontuou.

Já a estudante Camily Guimarães está no segundo ano do IFBA e contou um pouco sobre suas expectativas sobre a viagem. “Espero aprender bastante com os outros estudantes além de poder aprender mais sobre a história dos EUA e aperfeiçoar meu inglês. Quero estudar história e escrever livros para falar sobre as mulheres em situação de poder para poder inspirar mais meninas que ainda não tem muitos modelos que sirvam de inspiração”, concluiu.